sábado, 31 de maio de 2008

Montjuic

Pois o Montjuic é muito mais interessante do que parecia. A montanha que faz a divisa, pela praia, de Barcelona com Hospitalet, uma cidadezinha que muita gente pensa que é um bairro de Barcelona, é local pra muitas horas de divertimento e curiosidades. Lá em cima, na parte mais alta e de frente pro mar, tem um castelo de 1751, que servia pra proteger a cidade, e que foi ocupado pelos franceses durante a Guerra de Independência Espanhola, entre 1808 e 1814.
Eu nao conheci ainda o Castelo, mas conheci o outro lado da montanha, que fica virado pra cidade. Lá é onde fica o Estádio Olímpico de Barcelona e o Palau Saint Jordi, nos quais ocorreram as Olimpíadas de 1992. No estádio, aconteceu a abertura, o encerramento e, claro, provas de atletismo. O Palau Saint Jordi é um grande ginásio, onde ocorriam partidas de basquete - foi nessa olimpíada de 92 que jogou o melhor time de basquete de todos os tempos, dos EUA, com Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson, Scottie Pippen, Charles Barkley, Karl Malone, entre outros. E foi nesse ginásio também onde o Brasil ganhou a medalha de ouro no Vôlei, com aquele time que tinha o Marcelo Negrao, o Tandi, o Giovanni, etc.
Eu, muito bem acompanhado, subi a montanha de Funicular, uma espécie de metrô mas meio inclinado.... Chegando lá, encontramos o Museu Olímpico. Eichler, tu ia pirar lá dentro. Tinha até coisa de ping pon... digo, de tênis de mesa.
Pra entrar, passamos o conto do estudante:
"...pô, seu guardinha... sou estudante,mas deixei meu cartao da universidade daqui em casa....tenho aqui na carteira só o da minha universidade lá do brasil....vale?!?!"
Vale. Mesmo sendo um cartao da unisinos desbotado e que nao tem validade há mais de 3 anos.
Entramos pagando metade do valor cada um. Ou seja, 2,5o euros.
E valeu cada centavo economizado. O museu conta toda a história das Olimpíadas, mesclando informaçoes e objetos históricos com imagens e sons. Entre outras coisas, tem lá os tênis do Magic Johnson e do Michael Jordan, uma maclaren real (tudo bem, fórmula 1 nao tá nas Olimpíadas, mas logo acima do museu fica o Autódromo de Montjuic), além de bolas de futebol de quase 100 anos, mesas de fla-flu do século passado, chuteiras de jogadores como ronaldinho, ronaldo nazario, além de chuteiras usadas na década de 20, ou seja, artigos antigos e originais utilizados por atletas olímpicos de várias ediçoes dos jogos.
Mais na parte inferior do prédio do museu, uma exposiçao de quase todas as tochas olímpicas das ediçoes modernas dos jogos de inverno e de verao, muitos dos personagens e adereços presentes na abertura das Olimpíadas de 92, as medalhas originais, além de muitas outras coisas.
Esse passeio foi filmado, e estará presente no próximo video postado aqui. Aguardem.

Depois do museu, fechamos o passeio entrando no Estádio Olímpico que, por incrível que pareça, é menor que o Beira Rio ou o Olímpico. Mas é lindo. Descobri que ele nao foi construído pra essa ediçao dos jogos, mas sim em 1929, para abrigar parte da Exposición Universal de Barcelona. E mais, descobri que Barcelona já havia concorrido para sediar as Olimpíadas pelo menos umas 3 vezes no último século.
A pira Olímpica sim, foi feita para os jogos de 92. Mas olha, é meio decepcionante. É aquela que na abertura o tiozinho manco acertou uma flecha com fogo na ponta, para acender a mesma. É bem pequeninha.... bonita, mas bem pequena. Abaixo, uma foto minha tentando guardar ela na minha mochila.



Depois, como nao poderia faltar, uma boa farofada. Eu e dona Carolina sentados na escadaria do estádio comendo pao com cream cheese, e tomando suco de laranja de caixinha que carregamos o tempo todo na mochila. Foi a refeicao mais saudável que comi durante todo o dia.

Ps.: No estádio, tava pronto o palco do show do Bon Jovi que acontece amanha à noite. E eu nao vou. Merda.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bah neto, com essa cara de capitão caverna conseguiu uma namorada...putz ela divia estar na seca..hehe
grande guri...que bacana a tua viagem, no tempo.
muito legal mesmo...ta muito legal o teu blog..
grande abraço e te cuida..

Anônimo disse...

desculpe os erros de portugues, mas estou um pouco bebado..
grande abraço

Anônimo disse...

cada coisa q se ve nesse mundo(no blog e nos comentarios....ehehe)

LU K. disse...

que legal esse museu!
só não entendi essa foto... hehehe

ah, e deixa eu contar. uso direto minha carteirinha da ufrgs aqui tb. e olha q já sai da facul há 4 anos!

beijos

scricco disse...

Neto, o náufrago.