terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Pedrera

Final de semana bem legal, esse que passou.

Na quinta, o roteirinho básico e clássico: jam session de blues no Monastério (os caras que sempre organizam a lista já sabem o meu nome, e tao me chamando pra tocar mesmo depois de eu ja ter tocado algumas musicas e saído do palco...) e, na seqüência, show da banda brasileira no Lekasbah. Tava bacana, como sempre.

Na sexta, uma festa muito louca no apartamento do Camarao, um amigo do Cassiano desde a faculdade, em Porto Alegre. O cara mora num prédio muito feio e destruido no Born, com a escadaria mais estreita e íngreme que já subi na minha vida. 6 andares, sem elevador, os degraus gastos, corrimao quase inexistente.... sem dúvida, o prédio tem mais de 100 anos. O que eu moro, aqui na barceloneta, é de 1914.....e perto desse, parece um predio de hj em dia.

Mas, apesar do estado lastimável do prédio do cara, o apto dele é incrível! Dois quartos, mas moram só ele e a namorada. Uma sala muito grande, uma cozinha bem legal... uma mesa cheia de garrafas de destilado, uma baita bacia no banheiro cheia de gelo, latas de cerveja e garrafas de cava (a champanhe catala).

Muitos brasileiros, a maioria de Porto Alegre. Umas italianas e até uma espanhola, de Ibiza. Provavelmente a única pessoa que nao saiu bêbado de lá fui eu. Saímos da festa pelas 6 da manha, e muita gente ficou por lá mais tempo. Da rua, 3 quadras longe do prédio, se escutava o som da festa perfeitamente.

Sábado foi dia e noite de recuperar a energia de sexta, entao nao fizemos praticamente nada.

No domingo, uma visita muito legal à Casa Milá, também conhecida como La Pedrera. É um dos edificios residenciais mais famosos do mundo, e obviamente, desenhado pelo Gaudí. Fica no Passeig de Gracia, algumas quadras depois da Casa Batló, outro edifício incrivel do Gaudí.

Pagamos pra entrar. Demos o conto do estudante.... mostrei minha carteirinha da Unisinos, toda desbotada e arranhada, e aceitaram.

Fomos eu, o Guerra, a Mari (uma amiga do Cassiano, também de Porto Alegre, que chegou aqui há 2 semanas e tá morando com ele) e a Bruna. A casa foi construída entre os anos de 1906 e 1910, sob encomenda da famíla Milá. Nesse lugar, morou toda a família desse cara que, na época, era um grande empresário, ou algo do estilo. Hoje, funciona lá dentro um museu com detalhes de todas as obras do Gaudí (Casa Batló, Sagrada Família, Park Guell....entre outros que eu nem sabia que existiam). Além do museu, tem um apartamento para visitaçao, todo decorado com os móveis e acessórios das pessoas que viviam na época, por volta de 1910. É assustador, parece um cenário de filme de terror. Aqueles móveis velhos, pesados, de madeira, gigantes.... um berço de bebê todo de madeira com lençóis brancos bordados... um armário com uns vestidos negros muito compridos, fechados até o pescoço, cheio de rendas....tudo original, da época mesmo....

No quarto das crianças, as roupas da época, um traje de marinheirinho, os vestidinhos hiper pesados e trabalhados, pendurados nas paredes, ao lado daqueles brinquedos de madeira extremamente rústicos...

O banheiro gigante, com a parede verde, banheira de época, uma pia com um tipo de reservatório, provavelmente pra água, e, preso nesse reservatório, um conta-gotas gigante.... Em cima da pia, um aparelho manual de metal, talvez uma gilete, mas muito grande. Colocado de tal maneira que parece que em qualquer momento alguém vai chegar ali e matar alguém com aquilo...

Um quarto com coisas guardadas, talvez o mais pesado de todos. Uma bicicleta muito velha, toda de madeira; um par de esquis com suas devidas "bengalas" (nao sei como se chama aquilo) na parede; uma mala-baú gigante, aberta, com trajes pendurados, cartolas, chapéus.... uma escrivaninha com alguns livros....

Na lojinha de regalos, o piso original do prédio, desenhado exclusivamente pelo Gaudí para ser utilizado na casa Batló, mas que foi pra Casa Milá. Com o tempo, a prefeitura mandou fazer réplica desse piso, e hoje ele é o piso da calçada do Passeig de Gracia.

O museu já citado fica acima do apartamento, no sótao. Sobre o sótao, o terraço onde foi tirada a foto abaixo.

A da esquerda é a Mari, e a da direita, a Bruna, que mora comigo. No fundo, o terraço, com o desnível e as chaminés "mais divertidas do mundo", como definiu muito bem, há algum tempo, o Pedro.
Um pequeno vídeo dessa visita vai estar no próximo programa WebTV Barceloneto, em breve, aqui. Pequeno porque o Guerra, muito esperto, levou a câmera com quase nada de bateria, e tinha que sobrar bateria pras fotos que ele iria tirar depois, no Camp Nou, durante o jogo do Barcelona, que ele foi sozinho.
Agora o Guerra tá na Italia, onde vai conhecer Pisa, Firenze e mais algumas cidades. Segunda que vem ele tá devolta.
Hoje, terça, levei minha bicicleta no mecânico. Tinha dado uma merda na roda traseira que eu nao consegui arrumar. No fim, valeu a pena gastar uns pilas com o mecânico. Além de arrumar a roda, deu uns ajustes de freio e de mais uns esquemas na bici. Sabe aquela sensaçao que se tem quando tiramos o carro da oficina, e ele tá andando muito, levíssimo e tal? Pois entao, mesma coisa. Minha bici tá boa pra kct! E pra comemorar, dei uma volta de 3 horas pela cidade, agora à noite!!
Escrevam!
Inclusive com sugestoes de locais ou coisas que podem estar nos próximos vídeos!
abraços

5 comentários:

Anônimo disse...

vai pra alicante no sul da espanha

Anônimo disse...

Pelo visto, retomarás os estudos de jornalismo, pois estas últimas atualizações do teu Blog (matéria) estão muito boas, com conteúdo jornalístico. Reflexões são quase sempre muito benéficas, norteadoras de boas decisões.
Abraços.

F disse...

Grande Neto.
Po, poe logo as fotos da Casa Milla pq eu e minha irma nao conseguimos entrar aquele dia por conta da fila.
Ah, ja aprenderam a lavar roupa direitinho? To precisando alargar umas camisas q encolheram!ehehe
abracos

Ana Luiza Ponciano disse...

Tô com inveja da Bruna...

acabouonescau disse...

hahahaha
e eu fazia os comerciais da Quero-Quero... aqueles monte de "splashs" entrando com preco e condicoes de 87X sem juro, sem entrada... hahaha
Na verdade eu fiquei um tempo trabalhando praticamente so com Quero-Quero... fazendo aqueles malditos encartes da ZH com 9mil348 produtos... um saco... heheehe

Que mundo pequeno... heehheh

E, comentando o teu post....
nossa.... vcs fazem bastante festa ai, ne??
Bah... ontem nem acreditei... fui num pagode... uhauhauha... enfim... o que nao se faz pelas parcerias, ne...
Pois esse ap do cara deve ter uns 300 anos... nao tem foto? Fiquei curiosa....
E da bike... isso ai... fez um investimento no teu meio de transporte, vale a pena...

E de lugares para os proximos videos... nossa... nao sei... mas tu poderia fazer um videozinho com varias fotos com a galera dai... os lugares... o dia-a-dia... os teus trabalhos.... tu deve ter varias fotos ja,ne??

Bjaooo